"Mejor del mundo y nada más"
¡Mejor del mundo y nada más!
Vini Jr. marca no fim, e Real Madrid é campeão da Champions League.
![]() |
| Vinicius Júnior comemorando gol marcado na final da Champions League - Foto: Ibrahim Ezzat/Anadolu via Getty Images. |
"Pentadecacampeão" é um termo usado para designar aquele ou aquela que é campeão de um campeonato por 15 vezes. Na noite deste sábado (1), o Real Madrid venceu o Borussia Dortmund por 2 a 0 e conquistou a UEFA Champions League pela 15ª vez em toda a sua história. Carvajal e Vini Jr. marcaram para os merengues em Wembley.
"Uma final de diversas histórias interessantes". Foi assim que diversos comentaristas e analistas de futebol descreveram a final da Liga dos Campeões da temporada 2023/24. De fato, a partida mais importante do futebol europeu contou com algumas histórias espetaculares, como as saídas de Toni Kroos e Marco Reus de Madrid e Dortmund, respectivamente; a volta de Haller, atacante do time alemão, após se recuperar de um câncer no testículo; a incrível campanha subestimada dos aurinegros alemães - de desacreditados a finalistas -; e a campanha invicta dos merengues, com 9 vitórias e 4 empates. Entretanto, a trajetória que escolhi destacar é a de Vinicius José Paixão de Oliveira Junior, o famoso Vini Jr.
Quem diria que um garoto do município de São Gonçalo, no Rio de Janeiro, enfrentando todos os desafios impostos pelo sistema cruel contra pessoas pretas e de baixo poder aquisitivo, seria um dos maiores jogadores da história do maior clube do mundo?! Sim, uma das lendas do Real Madrid Club de Fútbol.
Aos 16 anos de idade, o clube merengue anunciou a contratação de um jovem jogador da base do Flamengo por 45 milhões de euros, cerca de R$ 164 milhões na cotação da época. E a partir daí começou o enfrentamento do jogador com críticas, sátiras, boicotes e, o pior de tudo, o racismo.
Desde seus primeiros anos em Madrid, Vinicius não obtinha muita sequência de minutos para demonstrar seu potencial, muito por boicotes do treinador Zinedine Zidane e do atacante Karim Benzema, que chegou a falar para seu companheiro de clube e seleção, Ferland Mendy, para não passar a bola para o ponta-esquerda brasileiro.
A partir de agosto de 2021, com a chegada de Carlo Ancelotti para o comando da equipe merengue, Vini mostrou que é um grande jogador, sendo o principal coadjuvante de Benzema, com quem depois se tornou grande colega, além de marcar o gol da 14ª Champions do Real contra o Liverpool. Em sua segunda temporada de alto nível, o então camisa '20' dos merengues assumiu o protagonismo da equipe, consolidando-se como um dos melhores futebolistas do planeta. Com este status, muitos atletas e torcedores adversários tentam desestabilizá-lo com uma das armas mais cruéis existentes: o racismo.
Punho cerrado e luta contra o racismo:
Desde sua chegada ao Real Madrid, a luta contra o racismo se tornou uma das principais causas defendidas por Vinicius tanto dentro quanto fora de campo. O jogador brasileiro sofreu graves ataques em jogos de LaLiga contra equipes como Barcelona, Mallorca, Atlético de Madrid, Real Valladolid, Osasuna, Betis e Valencia. Contra este último, o ponta-esquerda reagiu de maneira notável com a bola nos pés.
![]() |
| Vinicius Junior fazendo gesto de luta contra o racismo após marcar contra o Valencia - Foto: David S. Bustamante/Soccrates/Getty Images. |
O atacante marcou oito gols contra o Valencia, tornando este clube sua maior vítima na Europa. Em uma partida no início de março de 2024, Vinicius foi alvo de constantes insultos racistas vindos das arquibancadas do estádio Mestalla. O Real Madrid perdia por 2 a 0 quando o atacante marcou um gol e ergueu o braço com o punho cerrado, um símbolo de apoio à luta contra o racismo. O brasileiro ainda marcou o gol de empate, comemorando intensamente, batendo no peito e afirmando: "Eu estou aqui".
Segunda final de Champions:
Na noite deste sábado (1), no Wembley Stadium, na Inglaterra, Vinicius Júnior fez história na Liga dos Campeões da Europa, marcando um dos gols da vitória madrilenha contra o Borussia Dortmund. O atual camisa '7' se tornou o primeiro brasileiro a marcar gol em duas finais da maior competição entre clubes do planeta. Apesar de não ter feito uma grande partida - como a maior parte dos jogadores do Madrid -, o atacante foi oportunista e decidiu, com o passe de Jude Bellingham, o confronto entre dois gigantes do futebol europeu.
![]() |
| Jogadores do Real Madrid comemorando gol marcado por Vinicius Junior contra o Borussia Dortmund - Foto: Mustafa Yalcin/Anadolu via Getty Images. |
Apesar de não ter feito uma grande partida - como a maior parte dos jogadores do Madrid -, o atacante foi oportunista e decidiu, com o passe de Jude Bellingham, o confronto entre gigantes do futebol europeu.
Melhor do mundo:
Agora, um jovem que enfrentou diversos obstáculos na vida é o melhor jogador do mundo! Claro que ainda faltam as premiações como a 'Bola de Ouro', organizada pela France Football e UEFA, e o prêmio 'The Best', da FIFA, para concretizar, de fato, o reconhecimento mundial sobre o futebol que ele apresenta. Porém, diversos grandes atletas do futebol, bem como lendas do esporte, consideram o brasileiro como o principal futebolista desta temporada.
Parabéns, Vinicius. Você é a inspiração para muitas pessoas, principalmente para os mais vulneráveis. Sua luta contra os obstáculos nos mostra que sempre valerá a pena batalhar para conquistar nossos objetivos, além de lutar pelo que é certo e ético, a fim de ajudar a melhorar o bem-estar social da sociedade mundial.
Você é fod@!!


.png)
Comentários
Postar um comentário