'Caso Christian Horner': Funcionária da RBR apresenta queixa oficial à FIA
'Caso Christian Horner': Funcionária da RBR apresenta queixa oficial à FIA
Mulher que alega ter sido vítima do chefe da equipe austríaca apresentou queixa ao comitê de ética da federação.
Por Victor Bhering - @vic_bhering11
![]() |
| Christian Horner durante o GP da Arábia Saudita de F1 em 2024 - Foto: Getty Images/Bryn Lennon |
As polêmicas relacionadas à Christian Horner, chefe da Red Bull Racing, teve um novo capítulo lançado. Segundo reportagem da BBC neste sábado (16), a funcionária que teria sido vítima de conduta sexual imprópria por parte do dirigente formalizou uma denúncia junto à Federação Internacional de Automobilismo (FIA).
A mulher que acusa Horner de conduta imprópria, de cunho sexual, registrou queixa no comitê de ética da entidade, conforme relatado pela portal britânico. Isso ocorreu após outras denúncias terem sido enviadas à FIA nas últimas semanas. O chefe da RBR sempre negou as acusações.
Linha do tempo dos acontecimentos:
No dia 5 de fevereiro deste ano, o jornal holandês The Telegraph noticiou que Horner estava sob investigação por conduta sexual imprópria a uma funcionária da equipe de Formula 1, que havia anunciado que investigaria o caso com uma auditoria independente à marca de energéticos.
Em meio às investigações em curso nos bastidores, a Ford - que estabelecerá uma parceria de motores com a RBR e a RB AlphaTauri a partir da temporada de 2026 - expressou sua insatisfação com a falta de transparência por parte da equipe. A montadora americana enfatizou que possui "valores inegociáveis" e exigiu um relatório completo das descobertas.
Mesmo sob cenário intenso nos bastidores, Horner continuou desempenhando suas funções como chefe normalmente, comparecendo inclusive ao lançamento do carro RB20 e à pré-temporada da F1 no Bahrein. Uma semana antes da revelação do veículo da equipe para o campeonato, o britânico de 50 anos participou de uma reunião sobre o caso. O encontro durou oito horas, mas seu resultado foi dado como "inconclusivo".
Após oito semanas de investigação, no dia 28 daquele mês o dirigente foi absolvido das acusações, porém, a RBR optou por não divulgar detalhes substanciais, reiterando apenas sua confiança na integridade e imparcialidade do processo. De acordo com o comunicado, a funcionária que apresentou a denúncia contra Horner tem o direito de recorrer da decisão.
No entanto, no dia seguinte ao veredito (29/02), o caso deu uma reviravolta inesperada. Uma fonte anônima vazou uma pasta contendo 79 supostas evidências da denúncia para jornalistas, dirigentes e membros de alto escalão da FIA e da Fórmula 1. A autenticidade das mensagens ainda não foi confirmada, mas o conteúdo provocou uma repercussão imediata em todo o mundo. Horner se recusou a comentar sobre especulações anônimas.
- Não vou comentar especulações anônimas. Mas para reiterar, sempre neguei as alegações, respeitei a integridade da investigação independente e colaborei plenamente a cada passo do processo. Foi uma investigação minuciosa e justa, conduzida por um advogado especialista independente, e ela terminou com a dispensa da reclamação feita. Permaneço completamente focado no começo da temporada - declarou o dirigente na época.
![]() |
| Horner e Geri juntos na primeira corrida de 2024, no Bahrein - Foto: Reprodução/Twitter |
Durante o fim de semana do GP da Arábia Saudita, entre os dias 8 e 9 deste mês, o caso havia ganho mais um capítulo. De acordo com múltiplos veículos da imprensa europeia, a RBR suspendeu a funcionária que fez a denúncia contra Horner. Mais tarde, durante a entrevista coletiva dos chefes de equipe, o mesmo elevou o tom e pediu pelo fim da "intromissão na família" em meio à polêmica.
Na tarde deste sábado (16) no Brasil, o portal de notícias britânico BBC informou que a funcionária apresentou, de forma oficial, uma queixa contra Christian Horner ao comitê de ética da FIA, federação que rege o automobilismo mundial.
Apesar de toda a polêmica nos bastidores, a Red Bull Racing parece não sentir a tensão nas pistas, liderando o campeonato mundial de pilotos, com Max Verstapen, com 51 pontos - 15 à frente do segundo colocado, Sergio Pérez, da Scuderia Ferrari -, além da disputa por equipes, com 87 pontos - 38 à frente da equipe de Maranello.
A Formula 1 volta às pistas entre os dias 22 e 24 de março, na Austrália, válida pelo terceiro 'Grand Prix' da temporada 2024.
Sobre o autor:
Olá! Me chamo Victor Bhering, tenho 18 anos, e atualmente cursando o primeiro semestre de Jornalismo na UAM. Meu objetivo com este blog é treinar os fundamentos técnicos da profissão, além de poder expor minha opinião em alguns artigos, mas sempre com imparcialidade, como o ofício exige.
Agradeço do fundo do coração caso você tenha lido até o final! Abraços! :)

.png)
Comentários
Postar um comentário