Superação!

Superação!

Dinamarquês volta a marcar em competição continental após "quase morrer" na edição anterior.

Por Victor Bhering - @victorbhering11

Christian Eriksen comemorando gol contra a Eslovênia - Foto: Mahmut Serdar Alakus/Anadolu via Getty Images. 

Na tarde deste domingo (16), Eslovênia e Dinamarca empataram em jogo válido pela 1ª rodada da Eurocopa 2024. Os gols da partida foram marcados pelo esloveno Erik Janža e pelo dinamarquês Christian Eriksen. 

Apesar de o resultado ser um problema para as duas seleções, o enfoque do jogo - e de toda a primeira rodada da fase de grupos - foi para o autor do gol dinamarquês, que possui uma grande história de superação. Há três anos, o camisa 10 sofreu um "mal súbito" na estreia da seleção no mesmo torneio continental.


Relembre o caso:

No dia 12 de julho de 2021, Dinamarca e Finlândia se enfrentavam na primeira rodada da Eurocopa daquele ano. Aos 42 minutos do primeiro tempo, com o jogo ainda empatado, Eriksen sofreu um "mal súbito" e desabou em campo, precisando ser ressuscitado ali mesmo.


Eriksen cai desacordado durante Dinamarca x Finlândia — Foto: REUTERS/Jonathan Nackstrand.

 O atendimento no gramado durou cerca de 15 minutos. Após esse período, Eriksen foi retirado do campo pela equipe médica, cercada pelos demais jogadores dinamarqueses. Os torcedores presentes, muitos em lágrimas, aplaudiram e enviaram forças ao jogador. 

A partida foi retomada cinco minutos após a ida do meio-campista ao hospital. Os dinamarqueses perderam a partida por 1 a 0.


De volta aos gramados:

Após oito meses afastado para recuperação cardiovascular, Eriksen voltou aos gramados. Contratado pelo Brentford na época, o meio-campista retomou sua rotina no futebol profissional e teve um bom desempenho pela equipe inglesa. Na temporada 2021/22, o dinamarquês atuou em 11 partidas, marcando um gol e fornecendo quatro assistências. Apesar disso, os 'The Bees' não renovaram o contrato do atleta. 

Sua impressionante performance e, principalmente, sua condição de saúde chamaram a atenção do gigante Manchester United, que assinou com o jogador em julho de 2022 e possui contrato válido até o final da temporada 2024/25.

Pela seleção, Eriksen, agora com 32 anos, voltou a ser o protagonista do time. Embora não tenha tido uma boa Copa do Mundo - assim como o todo o plantel dinamarquês -, o meio-campista foi importante na classificação da seleção para a Eurocopa 2024, que teve seu início na última sexta-feira (14) e está na primeira semana de jogos da fase de grupos.


Sobre o autor:

Olá! Me chamo Victor Bhering, tenho 18 anos, e atualmente cursando o primeiro semestre de Jornalismo na UAM. Meu objetivo com este blog é treinar os fundamentos técnicos da profissão, além de poder expor minha opinião em alguns artigos, mas sempre com imparcialidade, como o ofício exige.

Agradeço do fundo do coração caso você tenha lido até o final! Abraços! :)


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O país do futebol!

"Mejor del mundo y nada más"

STF decide que Forças Armadas não são "Poder Moderador"